sábado, 8 de março de 2014

Falando um pouco sobre Rock

Rock é um gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. 





De onde vem o nome Rock 'N' Roll? Vem da gíria dos negros americanos do começo do século 20, que usavam a expressão para o ato sexual. O primeiro registro musicado dessa junção erótica dos verbos to rock (balançar) e to roll (rolar) está num blues gravado por Trixie Smith em 22: "My Daddy Rocks Me (With One Steady Roll)", algo como Meu Papai Me Balança (Com Um Rolar Ritmado).



Como nasceu o Rock 'N' Roll? Pela fusão de dois gêneros musicais da década de 40 , que, apesar de populares, ocupavam segmentos marginais no mercado Americano, então dominado por big bandas e cantores como Bing Crosby e Frank Sinatra. Esses dois gêneros, vivos ainda hoje. são o Rhythm'n'blues (R&B) e o Country & Western (C&W).



Qual é o primeiro disco de Rock 'N' Roll de todos os tempos? Para os especialistas, é "Rocket 88" nome de um dos maiores sucessos de R&B de 51, gravado por Jackie Brenston com os Delta Cats (Nome que só era usado nas gravações de temas de Brenston, pois o grupo era mais conhecido como Rhythm Kings, sob o comando do pianista Ike Turner). "Rocket 88" foi produzido por Sam Phillips, o mesmo que, três anos depois, lançaria Elvis Presley.



Por que Elvis foi coroado o rei do Rock 'N' Roll? Um resumo preciso foi dado por Richie Unterberger na enciclopédia online All Music Guide: "Suas gravações da década de 50 estabeleceram a linguagem básica do Rock 'N' Roll, enquanto sua presença de palco explosiva e sexual definiu os parâmetros para a imagem desse gênero musical."




Como surgiu a formação básica guitarra, baixo e bateria? Em suas primeiras gravações, em junho de 54 Elvis Presley - por escolha de seu descobridor, Sam Phillips - só tinha dois músicos: o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black. Foi assim que o trio, batizado Elvis and the Blue Moon Boys, passou a se apresentar no circuito country. Em outubro daquele ano, porém ao tocar no programa de rádio Lousiana Hayride, eles foram acompanhados pelo baterista D.J. Fontana - músico cativo do show. O resultado agradou tanto que Fontana passou a ser chamado para tocar com os Blue Moon Boys, até ser incorporado definitivamente ao grupo, em agosto de 55. 





Os Beatles já ajudaram os Stones? Sim. John Lennon e Paul McCartney deram a Mick Jagger e cia. Seu primeiro hit: a canção "I Wanna Be Your Man". Foi o segundo lançamento dos Stones, que haviam estreado em disco em junho de 63 com "Come On", de Chuck Berry, compacto que fez uma breve aparição na parada inglesa.





Quais são os principais estilos de Heavy Metal? O mais popular e influente continua sendo o original, forjado no final dos anos 60 pelos ingleses Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple: guitarras em primeiro plano, com amplificação máxima, forte influência do blues e um ataque sonoro intenso e pesado. Nos anos 70, surgiu uma nova geração, batizada de New Wave of British Heavy Metal (Nova Onda do Heavy Metal Britânico). Encabeçada por Iron Maiden, Motorhead e Judas Priest, acelerou e enxugou um pouco o som. A divisão em uma infinidade de subgêneros veio na década de 80, a partir do Thrash. Metallica e Megadeth são os criadores dessa onda, que buscou superar todos os limites de peso sonoro e aceleração rítmica. As bandas eram chamadas, por isso, de Speed Metal. Outros rótulos dessa geração - que inclui o nosso Sepultura - são os quase sinônimos de Death Metal e Black Metal, para bandas de clima mórbidos e niilistas, Os anos 80 trouxeram fusões de estilos: Funk Metal (Red Hot Chili Peppers e Fishbone), Punk Metal (Suicidal Tendencies e GBH), Progressive Metal (Queensrÿche e Dream Theater), e Alternative Metal (Faith No More, Primus e Helmet).



Nenhum comentário:

Postar um comentário